domingo, 16 de agosto de 2009

Dia 22 - Dia do Folclore :O Folclore em Rondônia







Em Rondônia os maiores eventos relacionados ao folclore são a Flor do Maracujá em Porto Velho e e o Festival Pérola do Mamoré em Guajará-Mirim.



Nesta época do ano as cores azul e vermelho tomam conta da cidade de Guajará-Mirim, também conhecida como Pérola do Mamoré. Para onde se olha essas cores demonstram o amor dos moradores ao seu boi preferido. O "Duelo da Fronteira" aconteceu na noite de sexta-feira (07) e se encerrou no domingo (09) e reuniu na cidade milhares de pessoas de diversas partes do país. E este ano contou com um lugar específico, um bumbódromo, construído pelo Governo do Estado, onde os bois-bumbás Flor do Campo (vermelho e branco) e Malhadinho (azul e branco) farão as suas apresentações.




Um pouco da história




O Festival Folclórico de Guajará-Mirim acontece desde o ano de 1994. Na época, o evento era chamado de "Festival Folclórico Pérola do Mamoré" (Fefopem) e era realizado na quadra da AABB. Hoje a festa, que reúne mais de 4 mil brincantes, e é motivo de orgulho para a cidade Em Guajará-Mirim, o ‘Duelo da Fronteira’ abre portas para o turismo na região e gera renda para o município, uma vez que o festival é apreciado por pessoas de vários lugares do país”.Como o festival é assistido por um grande público a área foi ampliada com a montagem de novas arquibancadas móveis e camarotes, tudo para proporcionar, nos dias de festa, mais comodidade aos participantes. “A realização deste evento é marcado por fatores importantíssimos, o primeiro é essa troca de experiências culturais entre os povos de Guajará-Mirim e os bolivianos, isso sem contar com a presença dos turistas que chegam à região para prestigiar o evento. A segunda, é que além de apoiar a realização do evento com toda a estrutura física, o governo também dá apoio aos grupos, com a compra de suas indumentárias. ”O Governo do Estado tem apoiado a cultura em seus vários aspectos e é também a cultura em Rondônia que tem alavancado o turismo no Estado, é o que aconteceu em Guajará-Mirim, com o Festival Folclórico Pérola do Mamoré, o Duelo da Fronteira”.Os protagonistas do festival prometeram inovar e inovaram , o boi Flor do Campo vem com o tema: Rondônia, Mitos e Lendas e o seu adversário, e o boi Malhadinho destacou : Etnia, Raça, Brasil”.




Folclore




A palavra Folclore, segundo o dicionário significa conjunto das tradições, conhecimentos ou crenças populares expressas em provérbios, contos ou canções. ( veja mais no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, Editora Nova Fronteira)




Folclore é tudo que simboliza os hábitos do povo, que foram conservados através do tempo, como conhecimento passado de geração em geração, por meio de lendas, canções, mitos, hábitos (incluindo comidas e festas) , utensílios, brincadeiras, enfeites. Para conhecermos a história de um povo, de um país ou de uma região do país é importante que conheçamos a sua cultura, suas tradições, ou seja o seu folclore. O folclore é também uma forma de manifestação cultural dos povos.




No Brasil o folclore recebe influências determinante dos povos que aqui já habitavam como os índios, e os que vieram depois como os negros e os brancos.Desde 1965 , no Brasil, temos um dia oficial para comemoramos as nossas tradições folclóricas: o dia 22 de agosto é o dia do folclore. Fazem parte do nosso folclore as canções de ninar que são passadas de pais para filhos, cantigas de roda, brincadeiras, jogos, lendas e mitos, superstições, artes. Além disso, as danças típicas das regiões e as festas típicas como a Festa do Boi (do Boi-bumbá ou Bumba-meu-boi que recebe outros nomes dependendo do estado) as festas juninas, Carnaval, o Maracatu entre outras são todas manifestações do nosso folclore. Os utensílios usados por nossos antepassados (brancos, negros e índios) para caça, pesca , artesanato e outros, tudo faz parte do folclore.




Folclore é cultura e quem estuda as tradições folclóricas de um povo estuda a sua história. Alguns estudiosos consagrados das tradições folclóricas do nosso país foram: Luís da Câmara Cascudo, Jerusa Pires Ferreira e Veríssimo de Melo. O autor Monteiro Lobato por meio das suas obras também ajudou a propagar lendas e mitos do Brasil. O Brasil é um país muito grande, por isso cada região do país tem sua tradição folclórica. Algumas vezes o que muda é o nome de uma determinada festa, lenda ou outra tradição, outras vezes uma festa é mais tradicional em uma região do que em outra, assim como comida, música e danças.




Na Região Sul- Temos as danças típicas conhecidas como congada, chula, entre outras. Algumas das festas tradicionais desta região são: a festa de Nossa Senhora dos Navegadores; a festa da uva, festa da cerveja, Além das festas juninas e outras que são tradicionais em todo o país. As lendas mais conhecidas nesta região são: O Negrinho do Pastoreio, O Boitatá, O Curupira, O Saci-pererê, entre outras.


As comidas típicas são o churrasco, o arroz-carreteiro, a feijoada, o chimarrão (bebida feita com erva-mate, tomado em uma cuia)




Na Região Sudeste podemos destacas as danças típicas: fandango, o batuque, a folia de reis, entre outros. As lendas mais conhecidas são: O Lobisomem, A Mula-sem-cabeça, A Iara. As comidas típicas são tutu de feijão, feijoada, entre outras.




A região Centro-Oeste podemos destacar a congada, a folia de reis nas danças típicas . A tourada é uma festas bem tradicional. Entre as lendas a do Lobisomem e do Saci-pererê são das mais conhecidasEntre as comidas típicas estão os pratos preparados com os peixes dos rios da região.




Na Região Nordeste podemos destacar as danças típicas: frevo, o bumba-meu-boi, o maracatu, as cirandas, o baião. As festas tradicionais são muitas, algumas delas: do Senhor do Bonfim, da Iemanjá, Paixão de Cristo, as romarias como a de Juazeiro do Norte no Ceará, Vaquejada.




Na Região Norte temos as festas do Boi- bumbá, as festas indígenas e outras. O carimbó e a ciranda são algumas das danças típicas da região. As lendas podemos destacar a da mãe-d’água, O Curupira, da Vitória-régia, do Uirapuru.

56 comentários:

  1. achei muito interessante.
    me ajudou muito!
    vlw!!

    ResponderExcluir
  2. parabens pelo blog...
    Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
    VIRGINIA DE MAURO a LULLY é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

    ResponderExcluir
  3. aga,rainha do folclore d diamante negro16 de março de 2010 às 11:27

    eu recomendo q conhecam a nossa cultura regional nada melhor do q visita nosso siteq ta uma maravilha de lindo adorei,so precisa por mais fotos dos personagens bjs d rainha do folclore

    ResponderExcluir
  4. renan martins soares30 de abril de 2010 às 03:22

    toda essa historia me ajudou muito na minha pesquisa

    muito obrigado

    porteirinha mg

    ResponderExcluir
  5. Ola meus amigos, o site é novo, mais tenha certeza que em breve teremos a postagem da belissima apreentação do grande campeão Diamante Negro: Muito comentarios e fotos. Aguarde. Mande opinião sobre os proximos conteudos.
    Professor Aluizio

    ResponderExcluir
  6. parabens pelo seu trabalho é muito maravilhoso

    ResponderExcluir
  7. Obrigado a todos aqueles que visitam o nosso trabalho! Fico muito feliz em poder con tribuir com a cultura regional e para aqueles que amam o nosso folclore. Estive em Guajara Mirim e gostei dos dois bois, embora tenha mais amigos no Boi Vermelho, mas todos devem ser respeitados pois somos juntos verdadeiros guerreiros.Ai sim, não deve ter fronteira e nem duelo.
    ALUIZIO GUEDES

    ResponderExcluir
  8. é sempre bom conhecer lendas folcloricas de outro Estado, pois gostamos muito(joyce e susane de Araguaina tocantins, e um grande abraços pra todos vcs de RONDÔnia)

    ResponderExcluir
  9. Olá pessoal de Araguaiana-Tocantins, as nossas considerações e a certeza de estámos fortalecendo um intercambio cultural forte, principalmente para Joyce e Susane. Obrigado pela visita! Continue!
    Abraços dos Rondonienses.

    ResponderExcluir
  10. Ajudou me muito , no meu trabalho :D parabéns . :D

    ResponderExcluir
  11. PARABÉNS AO ADMINISTRADOR DESTE BLOG PELA SUA DEDICAÇAO AO FOLCLORE DE TODOS OS LUGARES.
    PARABÉNS PELO O BOI MAIS LINDO DE RONDONIA O CAMPEAO 2010 O BOI BUMBA DIAMANTE NEGRO.

    ResponderExcluir
  12. Que materia riquissima!
    Serve de incentivo para aqueles que pesquizam a cultura regional. Parabens pelas informações, o administrador de Site merece os nossos respeitos e considerações. Vou a proveitá-lo no meu trabalho cientifico.

    ResponderExcluir
  13. Aew copiei esse texto pra um trabalho de geografia!!!!!
    valeu aluisio!!!!
    vc eh foda!!
    (malz aew prof.Rangel...

    ResponderExcluir
  14. ps. coloquei a fonte la.FLW!!!

    ResponderExcluir
  15. Ok Prof. Rangel!
    O objetivo desse projeto é interagir com a comunidade rondoniense. Obrigado por acreditar em nosso trabalho.
    Abraço Aluizio

    ResponderExcluir
  16. Ok Professor Rangel!
    Objetivo desse projeto é interagir com a comunidade rondoniense. Fico feliz em poder contribuir com seu trabalho.
    Abraço ALUIZIO

    ResponderExcluir
  17. Obrigada, me ajudou muito.
    Valew pessoal
    :-)

    ResponderExcluir
  18. Adoreii o blog gentii mii ajudou muito
    em meu trabalho''
    Valew's
    Bjão

    ResponderExcluir
  19. Estámos fortalecendo um intercambio cultural,Diamante Negro esteve presente no Hotel Rondon mostrando o que temos de melhor no nosso folclore de RONDÔNIA . O governador ,embaixador da China ,secretário de cultura,comandante do policia militar e entre outros convidados viu a belissima apreentação do grande campeão Diamante Negro.

    ResponderExcluir
  20. amei amei amei .... vlw me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  21. Me ajudo bastante nas pesquisas para a prof chata de artes

    -Obrigaaaaada !


    Dudaaaaaáh

    ResponderExcluir
  22. e muito legal o folclore rondoniense

    ResponderExcluir
  23. Me ajudou muito no meu dever da escola.

    ResponderExcluir
  24. Muito bom me ajudou no meu dever da escola

    ResponderExcluir
  25. Gostaria de informar que na cidade de Pimenteiras do Oeste, no cone sul de Rondônia temos a Festa do Divino, e faz parte do folclore . Gostaria que averiguassem a importância desta festa para nossa cultura. Obrigada!

    ResponderExcluir
  26. m@ryah-ouu pessoao como e que se pesquisa as danças tradicionais de Rondonia????????tchuuu

    ResponderExcluir
  27. adorrrrei muitoo,,,,,,agora eu estou atualisada!!!!

    ResponderExcluir
  28. Gente não tenho tempo para ler alguem me responde quais as danças típica

    ResponderExcluir
  29. Por favor Sr Aloizio, poderia publicar seu e-mail pra contato cultural?Abraço.

    ResponderExcluir
  30. seu boque e lecal so q tinha q ter todas as lendas mitos brincadeiras parlendas trava linqua comidas tipicas cantigas danças personabilidade e trajes tipicos mis e legal so falta isso

    ResponderExcluir
  31. Para manter contacto conosco o nosso E-mail: aluizioguedes@ibest.com.br
    Obrigado pela gentileza e atenção dispensada. Abraço Aluizio

    ResponderExcluir
  32. gostei me deu uma força no trabalho pra feira de ciências (ainda tem muita coisa pra pesquisar)

    ResponderExcluir
  33. que bosta não serve paara nada

    ResponderExcluir
  34. que merda di folclore não sei para que existe isso acaramba

    ResponderExcluir
  35. grandes bosta so tem tamanho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cala a sua boca fdm

      Excluir
    2. A vida é assim mesmo! Nem sempre contentamos à todos! Sempre vamos vamos encontrar os infelizes da vida! Tentando mostrar pro mundo o que ele te, no seu interior! E ainda assina como anonimo!

      Excluir
  36. seis tao fazendo oq sabrina

    ResponderExcluir
  37. q bostA de texto neh broaa

    ResponderExcluir
  38. vai copia jaqeline e lucas

    ResponderExcluir
  39. J: grandi bosta:::::((((

    ResponderExcluir
  40. j: kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  41. e sabrina de olivera sesario

    ResponderExcluir
  42. porra de um texto grande....copia jack sabri clei

    ResponderExcluir
  43. lucas oliveira balbinot cala a boca jumentooo

    ResponderExcluir
  44. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  45. ajudou mto em meus trabalhos

    ResponderExcluir