domingo, 16 de agosto de 2009


*Entrevista realizada em 10.10.2007 com o sr. Aluízio guedes -
coordenador do boi diamante negro fundado em l993 e vice-presidente da Federon

Em que ano foi fundado o boi diamante negro? Diamante negro foi fundado em 1993, onde passamos dois anos organizando para competir só em 1995, nesse ano nós apresentamos com 346 brincantes onde conseguimos o segundo lugar, já são 12 anos, conseguimos oito vices campeonatos e seis títulos, o que prova que o grupo já se formou organizado e muito grande. É uma entidade, não só um grupo de dança de boi-bumba, mas sim uma associação a qual é denominada como ¨Associação folclorica cultural boi-bumbá Diamante Negro¨ que possui um trabalho social, cultural buscando sempre a inclusão social da nossa comunidade.


O boi diamante possui alguma influência com os bois de Parintins?
Não digo que não temos, porém nós temos uma preocupação maior em preservar a nossa cultura, onde todos os bois daqui de porto velho são os mais completos do brasil, porque incorporamos tanto o boi do maranhão, quanto o de parintíns, se você vir o boi diamante negro se apresentando você perceberá que procuramos uma junção com os dois e que procuramos preservar nossa cultura é o nosso modo de dançar, infelizmente nós não possuímos tantos recursos como os bois de parintíns.

O boi possui alguma ajuda do poder político?
Nós,como entidades ,brigamos pelos nossos direitos, o governo colabora com uma parte e a prefeitura com outra, mas mesmo assim o Diamante Negro promove sorteios, faz promoções na escola João Bento da Costa, promove o arraial, onde a escola fica com a verba da entrada e o boi faz os sorteios e mostra toda a sua irreverência.

Onde procuram inspiração para criar as fantasias e cânticos?
Primeramente pesquisamos um tema baseados em uma lenda ou em gritos de guerra contra a falta de cultura e de apoio no estado. Daí procuramos produzir as fantasias e as toadas, todas elas seguindo os padrões e a linha baseada no tema e na preocupação em manter nosso estilo.

O boi procura temas de outros estados ou só no estado de rondônia?
Não. Procuramos sempre manter temas de nosso estado pesquisando, por exemplo, brincadeiras, ritmos, festejos, costumes antigos, porém sempre mostramos as inovações de cada determinado tempo.

Quais as diferenças dos bois apresentados antigamente com os atuais?
O boi antigo é o que deixa saudade, pois era um drama, um teatro que você ía assistir e se divertia com as brincadeiras dos personagens, e hoje, esses mesmos estão desaparecendo e o diamante está resgatando, mostrando para as pessoas, que porto velho deve ser mais valorizada em termos de cultura. É um orgulho ser filho desta terra.

Além da flor do maracujá, o boi Diamante Negro concorre a outros eventos envolvendo campeonatos?
Não, pois a dificuldade é muito grande, porque temos muitos musicos, dançarinos, e muitos dos brincantes são menores e estudantes.assim é mais fácil se apresentar em escolas do que em outros lugares.(entrevista realizada pelas alunas JBC - Aline e Cailane)

Nenhum comentário:

Postar um comentário