segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Aluizio Guedes - uma trajetória de luta na Cultura Rondoeniense

Quem é Aluízio Guedes?

Aluízio Batista Guedes, nascido em Porto Velho/RO, no dia l˚de Janeiro de l95l, bairro do Cruzeiro. Funcionário do quadro efetivo do Estado, exercendo cargos públicos, nas áreas de Educação e da cultura, no município de Porto Velho. Foi Diretor do Colégio Kepler, vice-diretor das Escolas Estaduais 2l de Abril, Getulio Vargas Eduardo Lima e Silva, Assessor Técnico da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes (SEMCE), Coordenador Geral do Arraial ˝ A Flor do Maracujá ˝; Chefe da divisão de ação Cultural, extinta SECET e Presidente da Associação Acadêmica de Esportes Universitários / UNIR; membro fundador de Departamento de Futebol Amador da Federação de Futebol do Estado de Rondônia e membro fundador da Associação Futebolística do Areal / AFA.

Desde os oito anos de idade se interessa pelos registros históricos da cultura regional, de preferência o folclore. É um dos principais responsáveis pelo fomento e revitalização do folguedo Boi-Bumbá. Em 1989 revitalizou o Boi-Bumbá Corre Campo e fundou o Boi-Bumbá Diamante Negro, transformando-os nas duas maiores expressões folclóricas o Estado de Rondônia. Com o mapeamento cultural do Estado, em 1982, levou-o a preocupar-se com o legado histórico cultural-regional, sobretudo com a origem da nossa cultura e de nossa gente. Licenciado em Pedagogia pela Universidade Federal de Rondônia, pós-graduado em Gestão Escolar e Metodologia do Ensino Superior. / UNIR.

Como ex-aluno da Escola São Domingos Sávio e do Colégio Dom Bosco recebeu uma formação Salesiana, atuando deste cedo como coroinha, sendo catequizado e crismado na Igreja matriz Sagrado Coração de Jesus. Como coroinha participou das celebrações nas Igrejas: Nossa Senhora das Graças, no núcleo do IATA, na igreja matriz “catedral”, Nossa Senhora de Fátima (no tempo do Pe Mário Catagna), além de ser um dos principais integrantes da missa da juventude, na capela Maria Auxiliadora, participando de pastorais e do movimento de Juventude – o JER. Participou de vários seminários e encontros sobre o folclore no Estado e fora do Estado como: no Maranhão, João Pessoa, Manaus e Parintins. Rondoniense de origem humilde, figura humana, impar, inigualável e plantadora do saber.

Na parte social desenvolveu um excelente trabalho durante sua gestão como presidente do Cibec conquistando com o carnaval de salão, o melhor ambiente social da maior festa popular. Contribui também como vice-presidente da escola de Samba os Diplomatas, para sua revitalização além de ser membro Fundador da Escola de Samba Pedrinha de Brilhantes. Como atleta fez da parte do quadro juvenil do Flamengo nos anos 60, e do Time principal do Esporte Clube Rondônia. Sua maior contribuição ao “esporte rei” foi a fundação da segunda divisão (DAFA) além do excelente trabalho como técnico e presidente do Fluminense Futebol Clube.
Atualmente exerce suas funções de coordenador pedagógico na escola João Bento da Costa, além de ser um dos talentos na dramatização, composição musical e produção artística do Boi-Bumbá de Rondônia e da Amazônia, onde é um dos mais entendidos na área.

Como educador e folclorista, desenvolve projetos de ação educativa e cultural, objetivando o desenvolvimento de uma pedagogia, onde todos exercem a função de agentes de transformação social; projetos esses desenvolvidos com a comunidade estudantil e comunitária.
O seu compromisso com Jesus é sempre mantido, pois a palavra e os ensinamentos adquiridos na infância fortalecem a caminhada desse homem, esposo, pai, cristão e irmão de fé e devoto de Maria, aqui denominado “Nossa Senhor de Fátima”. Membro atuante da pastoral familiar na comunidade de São José Operário é responsável pelo setor de Matrimonio, o casamento comunitário.

2 comentários:

  1. Não foi a toa que este homem foi tema de carnaval. Filho de rondonia igual a ele são poucos. Aluizio Guedes é tudo isso, sou testemunha disso. Muito dedicação aquilo que faz. Que Deus abençoe e ilumine.

    ResponderExcluir
  2. Um grande Lider!
    Tudo é verdadeiro! Estudamos juntos no Colegio Dom Bosco é lá ele já era um dos lideres. Abraço Aluizio!

    ResponderExcluir