quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Do blog do Luciano Szafir

Rondônia é surpreendente

Olá pessoal,

Hoje vou contar para vocês um pouco sobre o estado de Rondônia, aproveitando que estive na capital, Porto Velho.

Esta cidade nasceu no meio da Floresta Amazônica, criada por desbravadores na década de 70, durante a construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Primeiramente pertenceu ao Estado do Amazonas e só em 1956 se tornou capital do estado de Rondônia.

Cemitério das Locomotivas localizada no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Foto: Luis Olarte - Ministério do Turismo

Cemitério das Locomotivas localizada no Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Foto: Luis Olarte - Ministério do Turismo

Nas manifestações culturais do estado, o destaque é para a música que é bem eclética. Eles têm vários blocos de carnaval, Rock, MPB, Forró, Pagode, Sertanejo, Axé, entre outros e o tradicional Bumba-meu-boi/Boi Bumbá. A interpretação de lendas indígenas, como as do Iara, do Boto e do Mapinguari, indicam o folclore local, influenciado pelos migrantes. Maior festival folclórico do Estado de Rondônia, atrai vários turistas de todos os lugares, é o famoso Duelo da Fronteira entre os bois Malhadinho e Flor do Campo.

Além da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, a cidade ainda conta com várias atrações para os turistas dentro do seu patrimônio histórico. A Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério da Candelária, a sede da Arquidiocese, o terminal ferroviário, a locomotiva Coronel Church, (a primeira máquina vinda para a Amazônia em 1872) as Caixas D´água, hoje símbolo da cidade, a igreja de Santo Antônio do Rio Madeira junto com sua belíssima cachoeira, são alternativas de passeios, além dos bares e casas de shows que são bem badalados. Se contar com as opções de passeios que envolvam o eco turismo, já que a região é tem uma fauna e flora riquíssima.

Interior da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Foto: Luís Olarte - Ministério do Turismo

Interior da Catedral do Sagrado Coração de Jesus. Foto: Luís Olarte - Ministério do Turismo

No município existem três reservas indígenas: a Karitiana, habitada por cerca de 100 índios dedicados a agricultura de subsistência (arroz, milho, farinha, etc.), a Kaxaraxi, localizada na divisa com o Estado do Amazonas, também com mais de 100 índios e a dos Karipunas, situada no Distrito de Jacy-Paraná.

A população deste estado é uma das mais diversificadas do Brasil, mas ainda é bem preservado os fortes traços amazônicos da população nativa.

Também destaco outras cidades importantes que compõem o estado:

- Ji-Paraná: que é a segunda cidade mais populosa de Rondônia;

- Ariquemes: conta com a quarta maior arena de rodeio em formato de ferradura do país;

- Cacoal: é a cidade com o melhor índice de saneamento básico do estado;

- Além de Vilhena, Espigão do Oeste, entre outras.

E para finalizar, como sempre: a comida. Caldeirada de Tambaqui, Pirarucu a Casaca, bolo ou pudim de tapioca e macaxeira, a tapioca com coco e os deliciosos bombons de castanha do Pará... dos Deuses! Entrem aqui e vejam a receita destas maravilhas.

Caldeirada de Tambaqui, prato típico da culinária regional de Porto Velho. Foto: Luís Olarte - Ministério do Turismo

Caldeirada de Tambaqui, prato típico da culinária regional de Porto Velho. Foto: Luís Olarte - Ministério do Turismo

Espero que tenham gostado!

Bjos!

Fontes: Site da Prefeitura de Porto Velho / Wikipédia

Um comentário:

  1. Muito bom esse blog sobre nosso Estado, sou catarinense,mas me considero rondoniense de coração, moro aqui desde 1980, alguns anos em Vilhena e moro em Porto Velho desde 2005, criei raiz aqui, constitui família.
    Um comentário a respeito da história de Rondônia, sobre as comidas, deveria colocar o histórico de cada uma delas.

    ResponderExcluir